"A filosofia moral trata das ações humanas. Antes de mais nada, ela constata que algumas ações são sentidas como boas, outras como más; que frequentemente de uma ação má segue-se o remorso; que nós, devido ao chamado senso de justiça, exigimos punição para as más ações. [...]
Certamente, antes de a teoria da evolução surgir, muitos desses fenômenos não podiam ser explicados por causas imanentes, e é claro que uma explicação transcendente é melhor que nenhuma. Mas agora, a partir dos escritos de Lamarck e Darwin,os fenômenos morais podem ser reduzidos a causas naturais como físicos: o homem moral não está mais próximo do mundo inteligível do que o homem físico."
Paul Rée (1849-1901) é autor das obras Observações Psicológicas e A Origem dos Sentimentos Morais. Foi um dos maiores amigos de Nietzsche, com quem durante certo tempo construiu um projeto de naturalização da moral.
Descrição
Informação Adicional
Título | A Origem dos Sentimentos Morais |
---|---|
Autor(es) | Paul Rée |
Organizador | Não |
Editora | UNIFESP |
Subtítulo | Não |
Tradutor | André Itaparica, Clademir Araldi |
Co-editora | Não |
ISBN | 9788555710391 |
Ano de Lançamento | 2018 |
Edição | 1 |
Número de Páginas | 168 pág. |
Formato | 14X21 |
Acabamento | Brochura |
Idioma | Português |
Assunto | Filosofia |
Comentários
Queremos saber sua opinião
Tags do Produto
Tags do Produto
Use espaços para separar as tags. E aspas simples (') para frases.