Descrição do produto
Detalhes
Qual o educador que, em tempos atuais, não experimenta o desejo de favorecer a autonomia de suas crianças e de seus jovens? Com base em pesquisas que investigaram se o ambiente escolar influencia o desenvolvimento moral dos alunos e a maneira como eles se relacionam e resolvem seus conflitos interpessoais, este livro apresenta um estudo fundamentado na teoria construtivista sobre o processo de elaboração e legitimação das regras na escola, e discorre sobre procedimentos importantes para a progressiva construção da democracia escolar, necessária para o desenvolvimento da autonomia. São apresentadas situações do cotidiano da escola, a maneira como as regras são criadas, bem como os procedimentos utilizados para que os estudantes as cumpram, analisando-se as conseqüências disso em sua formação moral. Os estudos aqui introduzidos indicam que, apesar de os professores terem como meta o desenvolvimento da autonomia, e, portanto, terem objetivos que apontam para a implantação de sistemas democráticos de ensino, muitas vezes o processo utilizado por eles favorece a manutenção da obediência exterior e da submissão em seus alunos. Demonstram assim que, não raro, são utilizados procedimentos aparentemente democráticos, como a constituição de regras e a implantação de assembleias, para legitimar práticas ainda autoritárias. Por outro lado, mostram como esses mesmos procedimentos podem ser instrumentos imprescindíveis para a instauração de ambientes democráticos, visto que, por meio deles, os alunos têm oportunidade de expressar seus sentimentos e seus pensamentos, sentindo-se, assim, valorizados e capazes de valorizar os outros.
Informações adicionais
Informações adicionais
Título | Quando a escola é democrática |
---|---|
Autor(es) | Luciene Regina Paulino Tognetta e Telma Pileggi Vinha |
Organizador | Não |
Editora | Mercado de Letras |
Subtítulo | Não |
Tradutor | Não |
Co-editora | Não |
ISBN | 9788575910788 |
Ano de Lançamento | 2007 |
Edição | 2 |
Número de Páginas | 144 |
Formato (cm) (LxAxP) | 14x21 |
Acabamento | Brochura |
Idioma | Português |
Assunto | Educação |